Investigações técnicas na engenharia diagnóstica em edificações

A Engenharia Diagnóstica em Edificações é a disciplina das investigações técnicas nos diversos componentes, sistemas construtivos, suas conexões e conjunto geral da edificação, visando qualidade total, sustentabilidade e responsabilidade social. Essas investigações técnicas podem ser desenvolvidas com diversos focos e graus de amplitude, dependendo do objetivo técnico pretendido no diagnóstico. 

Tradicionalmente, todas as investigações técnicas se desenvolvem através de método dedutivo que ao final bem demonstra o diagnóstico, com conclusão e fundamentação. 

Iniciando-se de premissas gerais, colhidas através de observações, o Engenheiro Diagnóstico parte para posteriores análises e comparações, para então finalizar o diagnóstico técnico com sua conclusão e fundamentação. 

Em geral, as principais atividades intelectuais do investigador são aquelas decorrentes da percepção, intuição, comparação e dedução. Outras atividades práticas contribuem para o êxito da investigação técnica, tais quais as indagações, inquirições, pesquisas, ensaios, exames laboratoriais, etc. No entanto, as quatro ações diretas do intelecto são fundamentais e indispensáveis no processo investigativo. 

E o que é a percepção ? De maneira simplista pode-se definir a percepção como sendo a obtenção do conhecimento pelos sentidos e, no caso específico da engenharia diagnóstica, a visão é o sentido predominante, redundante da constatação que se faz na vistoria, primeira ferramenta diagnóstica. As vistorias de vizinhança para a constatação das condições físicas gerais dos imóveis confrontantes ao terreno da obra é o exemplo mais típico dessa investigação diagnóstica preliminar. 

E a intuição diagnóstica, o que seria ? É o discernimento instantâneo, a análise decorrente da experiência, que denominamos de inspeção, segunda ferramenta diagnóstica. A inspeção predial para se analisar as condições técnicas dos prédios em uso é exemplo marcante dessa segunda ferramenta diagnóstica, pois contém as análises gerais da qualidade predial quanto à técnica, manutenção e uso da edificação. 

E a comparação, como se processa ? A comparação se processa entre dois polos, a realidade e o ideal técnico. O ideal técnico é uma norma ou outro diploma, e a comparação visa apurar conformidades, ou não, da realidade em relação ao documento, ou seja, a auditoria técnica é a terceira ferramenta. Essa ferramenta diagnóstica é muito utilizada nas auditorias de projeto, para se atestar o atendimento, ou não, da legislação e normas, ou mesmo nas obras novas, para se atestar a execução correta, ou não, em cumprimento aos projetos e normas técnicas. 

E a dedução diagnóstica no que resulta? É a determinação da origem, do mecanismo de ação e da causa do fato em estudo, ferramenta tradicionalmente denominada perícia, ou ainda, a rainha das provas. Quando é necessário se conhecer a causa de uma anomalia construtiva, como um vazamento ou trinca estrutural, por exemplo, o diagnóstico técnico há de ser completo, passando pela percepção, intuição, comparação e dedução. Nesses casos, a perícia é a ferramenta que redundará na conclusão e fundamentação, a explicar o mecanismo de ação da anomalia, sua origem e também a sua causa. 

No mundo prático, após o diagnóstico técnico vem a prescrição do tratamento, que denominamos consultoria, sendo essa a última das ferramentas da Engenharia Diagnóstica em Edificações. 
Em suma, a Engenharia Diagnóstica é a investigação técnica das causas das patologias prediais, através de seus sintomas, ou seja, as anomalias construtivas, falhas de manutenção e irregularidades de uso. 


Na prática laboral, porém, o método dedutivo diagnóstico nem sempre requer o ciclo completo, pois as informações diagnósticas no decorrer do processo construtivo são de diversas amplitudes. 

Assim sendo, como exposto nos exemplos acima, a Engenharia Diagnóstica em Edificações, através das suas ferramentas, - responde a todos os questionamentos para o bom planejamento da execução obra, sua plena utilização e até mesmo na sua desconstrução, atividades fundamentais no moderno foco da boa qualidade, sustentabilidade e responsabilidade social da construção civil atual, além de servir à Justiça, na produção de provas técnicas fundamentadas. 

Please reload

Artigos Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Busque por assunto

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Gabinete de Perícias Gomide

Todos os direitos reservados @ 2016

PRECISA DE UM ORÇAMENTO?

Ligue para (11) 5531-2179 

ou envie um e-mail para

comercial@gabinetegomide.com.br

Avenida Iraí, 79, conjunto 41 A

Moema. São Paulo/SP - CEP: 04082-000