GRAFOSCOPIA

 

         Tem por finalidade determinar a origem do documento gráfico, indicando sua autoria, data, especificação e demais dados pertinentes. Por meio de exames técnicos, os especialistas respondem a essas questões para apurar a legitimidade ou falsidade documental. Podem responder também a questionamentos históricos, como a data e autoria de documentos do passado, sem embargo dos demais interesses relativos à origem e legitimidade documental.

         A equipe do Gabinete Gomide está apta a realizar os exames grafoscópicos para realização deste tipo de perícia. Os laudos e pareceres são devidamente fundamentados e fartamente ilustrados, para permitir o perfeito entendimento das conclusões periciais.

 

 

Consultoria Empresarial

 

Consiste no diagnóstico do nível de segurança documental da empresa e na indicação das medidas preventivas apropriadas para se atingir a proteção necessária.

 

As atividades mais usuais da consultoria grafoscópica empresarial se constituem no desenvolvimento de:

 

- Normas Técnicas para a elaboração, circulação, utilização e arquivo de documentos

 

- Especificação dos equipamentos e instrumentos escreventes apropriados.

 

- Projetos Gráficos dos impressos com a seleção dos dispositivos de segurança necessários.

 

- Análises Técnicas de grafismo, assinaturas, autógrafos e rubricas.

 

- Coletas e Arquivos de padrões gráficos.

 

- Auditoria Documental na preparação e recebimento de documentos.

 

- Banco de Dados Pessoais - gráfico, fotográfico e dos funcionários graduados (datiloscópico) visando proteção antissequestro.

Consultoria Pessoal

 

Consiste na análise técnica do traçado da escrita e assinatura, com a indicação das medidas de segurança apropriadas para a boa proteção do próprio grafismo.

 

A consultoria inclui, também, a coleta e arquivo de padrões gráficos, consoante metodologia técnica específica, desenvolvida para solucionar com precisão os exames envolvendo falsificações, bilhetes de sequestro e outras fraudes.